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JOGOS DE TABULEIRO



Jogos de tabuleiro não são apenas uma alternativa de lazer. Sua prática incentiva a capacidade de memória, ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e abstrato.

Os jogos de tabuleiro utilizam as superfícies planas e pré-marcadas como o xadrez, com desenhos ou marcações de acordo com as regras envolvidas em cada jogo específico. Os jogos podem ter por base estratégia pura, sorte (por exemplo, rolagem de dados), ou uma mistura dos dois, e geralmente têm um objetivo que cada jogador pretende alcançar.

Os primeiros jogos de tabuleiro representavam uma batalha entre dois exércitos, e a maioria dos jogos de tabuleiro modernos ainda são baseados em derrotar os jogadores adversários em termos.

Existem muitos tipos de jogos de tabuleiro. Sua representação pode variar de situações da vida real a jogos abstratos sem nenhum tema (por exemplo, damas ou xadrez). As regras podem variar desde o simples (por exemplo, jogo-da-velha), para aquelas que descrevem um universo de jogos em grande detalhe (por exemplo, Dungeons & Dragons).

O tempo necessário para aprender a jogar ou dominar um jogo varia muito de jogo para jogo. Tempo não está necessariamente relacionado com o número ou a complexidade das regras de aprendizagem; alguns jogos com estratégias profundas (por exemplo, xadrez ou Go) possuem conjuntos de regras relativamente simples.

Existem registros de jogos de tabuleiro há cerca de 5000 anos em civilizações como Egito e Mesopotâmia. Apesar de ser difícil datar qual foi ou quais foram os primeiros jogos da humanidade, o jogo Mancala se apresenta como um dos mais antigos, com mais de 7 mil anos de existência.


Foram muito populares na Grécia e na Roma de onde se espalharam por toda Europa e depois para a América. Os mais famosos desta geração são: Banco Imobiliário, Detetive, Jogo da Vida, War, Batalha Naval, e mais alguns.


A partir da década de 1980 os jogos de tabuleiro perderam muito a sua popularidade devido aos jogos eletrônicos, mas, nos últimos anos voltaram a conquistar muitos adeptos. Um dos motivos é a interação entre os jogadores.


Categorias dos jogos de tabuleiro de primeira geração:

Os jogos de tabuleiro de primeira geração são divididos em:

Jogos de estratégia abstratos, ex: Damas

Jogo de alinhamento, ex: jogo da velha

Jogos de leilão, ex: Hoily Toty

Variantes do xadrez, ex: xadrez, haexagonal, shogi, janggi, xiangqi

Jogos de configuração, ex: Lines of Action

Jogos de conexão, ex: hex

jogos cooperativos, ex Arkham Horror

Jogos de conta e captura, ex: Mancala

Jogos de cruz e círculo, ex: ludo

Jogos de dedução, ex: Mastermind e Black Box

jogo de destreza, ex: Tumblin' Dice e Pitch Car

Jogos de simulação de economia, ex: Monopoly

Jogos educacionais, ex: Arthur Saves the Planet

Jogos de eliminação, ex: damas

jogos de fantasia, ex: Shadows Over Camelot

jogos de adivinhação, ex: batalha naval

Jogos de regra oculta, ex: Máfia, Resistência


Jogos de Tabuleiro de Segunda Geração:

Na década de 2010, os jogo de tabuleiro voltaram a popularidade devido à internet. Por isso, passaram a ser chamados de Jogos de 2a Geração.[4] Eles possuem as seguintes características:[5] As partidas são geralmente rápidas (no máximo uma hora), a interação entre os jogadores é maior, os jogos são fáceis de aprender mas ao mesmo tempo dão espaço para muitas possibilidades de decisão do jogador, e os componentes são de excelente qualidade.

Dividem-se nas seguintes categorias:

Eurogames – jogos com regras simples, pouca sorte e muita estratégia. Surgiram na Alemanha e se espalharam pela Europa.

Jogos de guerra – Simulam táticas de batalha;

Jogos de cartas – Combinam as peças e tabuleiros com baralhos especiais;

Jogos de estilo americano – Com regras complexas e extensos manuais;

Em Portugal os jogos de tabuleiro estão catalogados desde a época romana.